Com vista a acelerar a identificação do território, auxiliando os proprietários na identificação e localização dos seus prédios e nos limites das suas propriedades, informa-se que o algoritmo de dedução de matrizes se encontra a ser calculado em todos os Municípios. Contudo, ressalva-se que os resultados apenas vão sendo apresentados, progressivamente, nas freguesias que cumpram com os critérios de qualidade.
À medida que o algoritmo vai sendo “alimentado” com mais processos RGG, o número de matrizes deduzidas vai crescendo. Este é um processo incremental, isto é, uma maior execução de processos RGG contribui para uma maior e melhor dedução das matrizes nas várias freguesias. Por este motivo, num primeiro momento, nem todas as matrizes serão dedutíveis, pois este processo incremental vai sendo melhorado, de forma automatizada, com o aumento dos prédios identificados no território. Desta forma, sempre que a localização de uma matriz for dedutível, o Técnico será posicionado na área respetiva. Caso contrário, o Técnico será posicionado ao nível da freguesia, tal como acontecia até à data.
À medida que as matrizes cumprem com os critérios de qualidade, os resultados do algoritmo vão sendo apresentados no mapa, automaticamente, sem necessidade de qualquer ação por parte do Técnico.