Não estando ainda disponível o mecanismo de interoperabilidade em tempo real com a AT, pode suceder que as matrizes pesquisadas (matrizes recentes) não constem da base de dados carregada no BUPi.
Caso se trate de um prédio misto, e as matrizes não forem todas retornadas no momento de pesquisa, o processo deve ser iniciado conforme descrito abaixo, ou seja, não deverá selecionar nenhuma matriz e iniciar o processo sem matriz, devendo colocar no campo das Notas a informação de todas as matrizes a considerar.
Neste caso, o Técnico Habilitado deve clicar em “Não conhece nenhuma matriz do Prédio? Clique aqui” e iniciar “manualmente” um processo RGG.
No separador do Prédio, deverá colocar no campo das Notas a seguinte informação: número e natureza da matriz freguesia e concelho.
Para complementar, deve ainda o Técnico Habilitado, antes de submeter o TR, escrever o número do artigo matricial no canto superior direito do TR e respetiva rúbrica do TH, para que, em sede de Conservatória do Registo Predial, seja a feita a ligação direta entre o Termo de Responsabilidade e a Caderneta Predial.